"Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus." (I Samuel 4:22)
Nos tempos de Eli, a arca possuía valor tanto material quanto espiritual pois simbolizava a presença de Deus.
Os filhos de Eli só perceberam que a presença de Deus já não existia mais na vida deles quando eles viram os filhos dos filisteus comemorando com a volta da arca. Somente quando o adversário se sobressaiu que eles perceberam que a presença de Deus já não estava mais com eles.
Existem pessoas que só percebem a ausência de Deus em suas vidas quando outra pessoa triunfa, quando se vê aquele irmão dando um grande testemunho de fé na igreja e você se pergunta: Por que isso não acontece comigo?
É preciso analisar primeiramente a nossa vida antes de questionar a Deus o porquê das coisas não acontecerem na nossa vida, assim como a palavra nos diz :
"Julgue-se a si mesmo."
A presença de Deus era simbolizada pela arca de Deus. Ter a presença de Deus só é posível com busca, jejum, oração, ter o hábito de ler a bíblia, não por obrigação mas por vontade próprio enquanto alimento espiritual são coisas que nos trazem a arca para perto de nós.
Porém esse texto também nos faz pensar que o mais difícil não é atrair a arca para perto de nós, o desafio maior é conservar a arcar para que ela não se perca na sua vida.
O dom é irrevogável, a obra é de Deus mas pelos frutos conhecereis a árvore. A unção que o Senhor colocou na nossa vida, na minha e na sua vida é maior que qualquer adversidade que venha tentar te tirar a arca.
E essa mesma unção de quem tem a arca de Deus vai confundir e contagiar.
Afinal, quem tem a presença de Deus atrai pessoas para perto, afinal o texto mesmo diz que a arca tinha valor tanto material quanto espiritual. Então até mesmo aquela pessoa na qual você identifica como "interesseiro" vai se aproximar de você por causa da arca. A diferença é que ela vai confundir e contagiar, ou seja ela precisa não só atrair as pessoas mas também modificá-las, marcá-las de alguma forma.
Porém precisamos ser modificados também para que a mudança aconteça no outro, essa mudança precisa acontecer primeiramente na nossa vida.
Até porque a obra do Senhor não vai parar por nós. Nem por nada. Por isso busque a arca, mas busque de verdade, para que você busque por você e também para contagiar quem está ao seu redor.
Afinal, quem está
vazio não tem alimento para passar ao próximo.
Então aí vai a pergunta: Será que levamos a presença de Deus da forma correta? Será que a “usamos” da forma que Deus quer?
Ou você apenas tem usado ela como amuleto?
#ficadica